Ilha Grande de São Cristóvão

A Ilha Grande é uma ilha brasileira situada no município de São Cristóvão, estado de Sergipe, exatamente no estuário do rio Vaza-Barris, próximo a sua desembocadura no oceano Atlântico.   Possui uma população estimada em setenta pessoas, que vivem basicamente da pesca fluvial e pequena agricultura de sobrevivência baseada na produção de mangas que acontece entre os meses de dezembro, janeiro, fevereiro se estendendo até fins de Abril.   A comunidade já possui energia elétrica mas não possui saneamento básico. Seu único meio de transporte é fluvial entre a Ilha e o continente, o povoado Pedreiras, distante da sede do município sete quilômetros por...


Leia Mais...

Ilha do Paraíso - Viral

Navegando no estuário do rio Vaza Barris sentido sul encontramos a Ilha do Paraíso que é ponto de encontro de diversas famílias que chegam ao local para deliciarem um bom banho de rio. Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com certa segurança, e um pôr do sol sensacional. Como chegar Encontramos no pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) e também na marina Marisol as embarcações que fazem esse trajeto. Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Joel Silveira que liga o município de Aracaju a Itaporanga d'ajuda, uma obra muito bonita. Logo...


Leia Mais...

Crôa do Goré

Um dos belos cartões postais de Sergipe a Crôa do Goré que fica localizada no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimomanguezal. Como chegar Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol (mosqueiro) aonde os visitantes podem escolher...


Leia Mais...
012

Instruções Técnicas

OBTENÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL

Navegantes em embarcações pequenas, quando em navegação oceânica ou costeira, neste caso em pernas mais longas, podem ter como principal preocupação a falta de água. Em sobrevivência, certamente essa é a maior preocupação.

O mais óbvio é recolher e armazenar água da chuva. Mas a chuva não cai de acordo com nossas necessidades e, portanto, devemos pensar em outras alternativas:

- Em dias de mar calmo, em que as estruturas da embarcação não se contaminem com o sal, podemos recolher repetidas vezes o orvalho acumulado durante a madrugada. É uma pequena quantidade, mas em alguns casos, é a única disponível.

- Há aparelhos que utilizam a osmose reversa para produzir água doce a partir de água do mar. Normalmente a osmose (nos seres vivos) faz com que a água passe de um meio menos concentrado para outro mais concentrado através de uma membrana semi-permeável. Na osmose reversa, aplica-se uma pressão maior do que a osmótica no lado mais concentrado (água do mar), de tal forma que a água passa pela membrana e o sal fica. Os menores aparelhos desse tipo são amarrados à coxa e aciona-se uma alavanca para aumentar a pressão sobre a água do mar, assim podemos obter água para uma pessoa. No Brasil as lojas só vendem esses aparelhos para embarcações muito grandes, precisam de motor e nem têm tamanho para serem instalados em pequenas embarcações.

- O sal também pode ser retirado da água por reações químicas. Kits trazem o material necessário para obter pequenas quantidades de água.

- Há ainda a possibilidade de por água do mar ao sol, coberta com plástico transparente, e  a água pura é recolhida no centro, onde se poe um peso para a água condensada escorrer para essa área.

Parceiros




 

Publicidade

Sergipe Náutica

Email : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web : www.sergipenautica.com.br

Capitania dos Portos de Sergipe

Endereço: Av. Ivo do Prado, nº 752 - Bairro São José - Aracaju/SE
Telefone:
(79) 3711-1600; 3711-1646; 3711-1647 (FAX)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Web:
www.cpse.mar.mil.br

Marinha do Brasil